domingo, 19 de abril de 2009

Liderança: a dimensão pessoal e relacional

Relativamente à temática aprendi que as decisões que tomamos são fruto dos relacionamentos que estabelecemos, da sociedade em que crescemos, da educação e valores transmitidos e que são fulcrais no nosso comportamento.
Não nos devemos guiar sempre pelas emoções, estas levar-nos-ão às melhores e piores decisões.
A maturidade humana revelar-se-á pela harmonia entre sentimentos/emoções/afectividade, os valores/ideais e as atitudes/decisão numa triangulação perfeita.
As principais características das emoções são:
- eticamente neutras
- passíveis de avaliação
- sujeitas a amdurecimento
- a sua compreensão pressupõe aprendizagem
- aparecem ao longo da vida
- são respostas a estímulos sensoriais
- são experiências internas
Como lidar com as emoções:
- Reprimir
- Liberar
- Trabalhar - aceitar as emoções
- identificar
- separar os pensamentos irracionais
- verbalizar os sentimentos
- reflectir sobre os sentimentos
- formular as auto-instruções
Daqui por diante, e, depois desta reflexão, visto este trabalho, ter o dom de me ajudar a exteriorizar sentimentos e a falar sobre assuntos que me têm perturbado nos ultimos tempos, e, face às transformações que têm vindo a ser feitas no sistema educativo em Portugal; sinto que a minha postura será diferente, não irei reprimir as minhas emoções mas também terei algum cuidado, controlo em exteriorizá-las, sabendo trabalhá-las devidamente, pois isso facilitar-me-á melhores decisões no futuro, agora que neste ano 2009 tudo será decisivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário