domingo, 19 de abril de 2009

Liderança e Gestão de Equipas - Coaching

Para Juan Fernando Bou Pérez as três bases em que assenta a estrutura fundamental do coaching são as crenças, os valores e os objectivos que toda a pessoa deseja alcançar.
Os objectivos devewm ser:
Positivos e atractivos
Claros e Especificos
Quantificáveis e mensuráveis
Alcançáveis por nós próprios
Situados no tempo
Orientados para o rendimento e não para o resultado
Respeitadores
Ecológicos
Em relação às crenças, há crenças potenciadoras e crenças limitadoras.
E, em relação aos valores pode-se dizer que os valores estão expressos em nós próprios, são o retrato daquilo que somos e aquilo que orienta a nossa vida.
O manual do professor Luís refere que se deve implementar a passagem da dependência á independência, para que haja autonomia e responsabilização; a passagem da ignorância à compreensão em que a aquisição de competência leva a uma maior compreensão do contexto de trabalho e levar a uma maior motivação; a passagem da utilização de competências superficiais à utilização de competências mais profundas, em que a aquisição do máximo de competências leva a que a pessoa lide melhor com a complexidade e profundidade; a passagem da previsibilidade á aceitação da ambiguidade e do risco onde ás vezes é bom correr riscos e aceitar ambiguidades sem previsão de tudo.
As técnicas de comunicação mencionadas são algumas das que se vai falar seguidamente:
- Empatia e descentração
- Fazer perguntas directivas e não directivas
- Fazer sugestões e apresentar alternativas
- Dar feedback
Das atitudes e comportamentos de apoio destaco a ajuda, o criar maior autonomia, o reforço positivo, a participação, o ultrapassar pontos fracos e o desenvolver aptidões a partir de novos desafios e objectivos.
Das atitudes e comportamentos prejudiciais destaco o controlo e directividade, a dependência, o feedback das falhas e pontos fracos, ser critico, criação de clima defensivo e restritivo, subjectividade e envolvimento pessoal.
Um dos principios de Análise Transaccional aplicados ao coaching é o discounting, atitude tomada quando não queremos revelar aspectos importantes daquilo que somos, do que queremos parecer ser.
A nossa mente só processa aquilo que nós queremos abstraindo de outras coisas que por vezes até são importantes, daí que o coach nos ajude a subir ou a descer os degraus para o sucesso onde no 1º nível se encontra a situação, no 2º nível o significado, no 3º nível as soluções, no 4º nível as competências, no 5º nível as estratégias e no 6º nível, o sucesso.

www.changeisgoodmovie.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário