domingo, 19 de abril de 2009

Saber Comunicar

Assertividade - competência que pode surgir em diferentes contextos e que tem como base o reconhecimento dos direitos dos outros e a responsabilidade.
Segundo João Gouveia, ser assertivo é:
- ser honesto consigo próprio e com os outros
- ser capaz de dizer exactamente o que se quer e o que se sente, mas nunca à custa das outras pessoas
- possuir auto-confiança e ser positivo, ao mesmo tempo que se compreende os pontos de vista dos outros
- ser capaz de se relacionar de uma forma adulta e racional
- ser capaz de negociar e de chegar a compromissos razoáveis
- ter auto-respeito e respeito pelos outros.
Para além de comportamentos assertivos também podemos adoptar comportamentos agressivos, passivos e manipuladores.
Existem técnicas que ajudam na competência e no aumento da confiança das pessoas
D.E.E.C. (método que pressupõe a negociação como base de entendimento - descrever, expressar, especificar, consequência.
- Técnica do disco riscado
- Dizer não
- Compromisso exequivel
- Diálogo interior positivo
- Fogging (edredão)
- Asserção dos sentimentos negativos
- Asserção discrepante
Em relação às atitudes comunicacionais Porter divide em atitudes nivelantes (empatia,exploração, apoio= e atitudes desnivelantes (interpretação, orientação e avaliação).
A par destas ainda existem a confrontação, o feedback, a escuta activa e a auto-revelação e autenticidade.
Consoante as situações de vida pessoal e profissional o reflectir sobre estas temáticas facilitará uma melhor aitude comunicacional da minha parte.

"Ser ou estar disponível é ter uma vida interior que se organize em termos de deixar espaço para a sensibilidade e para a sabedoria dos outros" (Branco, M.E.C.;2000:64)

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